Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    Substituicao em alcanos

    avatar
    Flaviodefalcao
    Membro
    Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 31/03/2012

    Substituicao em alcanos  Empty Substituicao em alcanos

    Mensagem por Flaviodefalcao Sáb Mar 31, 2012 11:12 am

    Qual o número de produtos monoclorados obtidos pela substituição de qualquer átomo de hidrogênio em 2,4-dimetil-pentano por um átomo de cloro?
    R:3


    Mesmo assunto


    Quantos derivados monobromados se obtem durante a bromaçao do 2metil-pentano a 300ºC?
    R:5.

    Alguem poderia explicar, por favor?
    Hillyno_o
    Hillyno_o
    Membro
    Membro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/09/2012

    Substituicao em alcanos  Empty Re: Substituicao em alcanos

    Mensagem por Hillyno_o Ter Set 04, 2012 9:22 pm

    Olá Flávio.
    Primeiramente perdoe-me pelas imagens não estou conseguindo postá-las diz que não tenho permissão para postar links externos e e-mails. Mas tente clicar com o butão direito do mouse em cima da "imagem" e escolha abrir imagem em uma nova guia ou copiar url da imagem e cole no endereço da web.

    Na primeira questão temos o seguinte:

    Substituicao em alcanos  2metilpentano

    Repare que existe uma simetria na molécula em relação ao carbono 3 da figura certo?!
    Então podemos substituir um cloro em qualquer um dos carbonos. Porém pense uma coisa. Substituir um cloro no carbono 1 eu obtenho a mesma molécula que quando substituo no carbono 5. (Posso "ler" a molécula da direita para a esquerda e da esquerda para a direita sem nenhuma alteração).
    Lembre-se que quando estudamos química esquecemos que essa molécula do papel não existe na verdade num papel e sim num mundo tridimensional. Portanto podemos girá-la e continua sendo a mesma molécula.

    O mesmo raciocínio utilizamos para os carbonos 2 e 4.

    No carbono 3 só existe uma substituição pois não tem outro carbono simétrico a ele, ele é central.

    E os carbonos dos radicais metil?!
    Acho que esse é o mais sutil. Perceba que colocar o cloro no radical metil da esquerda ou no carbono 1 têm-se a mesma molécula. Como disse a molécula tem livre giro, e por isso pode girar a ligação entre os carbonos 2 e 3 trocando as posições do carbono 1 com a do metil que continua sendo o 2,4-dimetil-pentano.


    Por isso, resposta 3. {Carbonos (1=5=metil),(2=4) e 3}

    Questão 2


    Utilizaremos o mesmo raciocínio da primeira questão, por isso serei mais objetiva.

    Substituicao em alcanos  2metilpentano

    Substituir no carbono 1 é o mesmo que substituir no radical metil.
    Substituir nos carbonos 2, 3, 4 e 5 são opções diferentes e não possuem simétricos.

    Portanto 5 derivados diferentes.

    Espero ter ajudado. Caso ainda tenha dúvidas pergunte ok?!

    Bons estudos! Very Happy

      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 1:08 pm