Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

5 participantes

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Qui Ago 04, 2011 6:56 pm

    Olá, amigos, eu estava pensando aqui...

    Geralmente, um indivíduo recém-formado no Ensino Médio tem 17 ou 18 anos de idade. Como a exigência de qualificação profissional e até estudantil tem se tornado maior nos últimos tempos. Eu acho que nossa educação brasileira deveria ter um aumento do expediente educacional, além de outras coisas que todo mundo sabe (melhor remuneração para educadores, investimentos nas instalações escolares, etc.) e tipo um ano a mais na escola, que fosse tipo uma especialização já para o vestibular. Por exemplo, um estudante completaria o Ensino Médio que continuaria sendo 3 anos, e um Ensino Avançado que seria preparatório mesmo. Aí vamos supor que esse aluno quer cursar Direito, então, seria lecionado Língua Portuguesa, Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

    Até que seria legal assim, não? Parece meio utópico para o Brasil, sei muita gente vai pensar assim.

    Neutral
    Cristiane Colodel
    Cristiane Colodel
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 30/07/2011
    Idade : 34
    Localização : Ponta Grossa / PR

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por Cristiane Colodel Qui Ago 04, 2011 10:04 pm

    A ideia é boa, mas se formos pensar que faltam professores, faltam vagas nas escolas, falta investimento pro ensino básico atual, imagina para mais um ano, simplesmente para preparar para o vestibular...
    E sinceramente, acredito que isto nunca vai acontecer, porque o objetivo da educação escolar não é o vestibular, é, teoricamente, preparar o aluno para a vida, para ser capaz de pensar por si próprio de forma crítica e com embasamento científico. Então, como o ensino superior não é obrigatório, não é uma responsabilidade obrigatória do Estado, no pensamento político que temos hoje, não seria responsabilidade do Estado preparar para o ensino superior, já que a educação deve ser de igual qualidade para todos, e não privilegiar os que escolhem cursar o ensino superior...
    Eu sinceramente acho uma pena ainda existirem vestibulares para se entrar nas universidades, nas públicas pelo menos. A sociedade mantém a universidade com impostos, portanto, a universidade é de todos, e não de quem passa no vestibular. Acho que o ingresso deveria ser livre, com critérios de classificação de acordo com o histórico escolar (e não estou falando de notas, estou falando de desempenho real!). Mas, é minha opinião né... Sou meio radical quando se trata de educação... rsrs
    luiseduardo
    luiseduardo
    Membro
    Membro


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 12/06/2011

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por luiseduardo Qui Ago 04, 2011 10:25 pm

    Concordo com a cristiane.

    Agora, acredito que esse quarto ano seria pouco interessante já que existem cursinhos e no terceiro ano é mais uma revisão dos anos anteriores.
    Agente Esteves
    Agente Esteves
    Membro
    Membro


    Mensagens : 67
    Data de inscrição : 22/06/2011
    Idade : 30
    Localização : Rio de Janeiro

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por Agente Esteves Sex Ago 05, 2011 4:59 pm

    Eu concordo com a Cristiane.
    E se quiser um ano adicional, atrase o vestibular e faça um cursinho. u_u

    Quanto ao ingresso dos alunos nas faculdade públicas pelo vestibular, eu acho uma boa porque, desse modo, pode-se selecionar quem terá o ensino. Vejam que as escolas em que o processo seletivo é por provas, o ensino é bem melhor... (Não sei se isso é causa ou consequência, mas que tem ligação, tem.) Estudo numa escola dessas e sei disso.

    Mas o vestibular é uma coisa que vai acabar. Aqui no Rio de Janeiro, as principais universidades aderiram ao ENEM como forma de ingresso, inclusive a UFRJ. E, depois de um tempo, nem vai mais existir prova para cada universidade. Será uma prova geral para você selecionar um curso numa faculdade qualquer. (Estilo Estados Unidos e sua prova, a SAT).

    Enfim, acho que esse rumo que estamos tomando é um rumo favorável, mas eu ainda preferiria se o método de ingresso fosse de vestibular diferente para cada faculdade...
    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Sex Ago 05, 2011 5:09 pm

    PASSEI VERGONHA!!!

    silent
    Agente Esteves
    Agente Esteves
    Membro
    Membro


    Mensagens : 67
    Data de inscrição : 22/06/2011
    Idade : 30
    Localização : Rio de Janeiro

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por Agente Esteves Sex Ago 05, 2011 6:00 pm

    Não passou não. Você só quis mostrar sua opinião.
    É uma pena que nós não concordemos com ela, mas você sempre tem uma oportunidade para mostrar seus argumentos. =]

    Quero ouvi-los.
    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Sex Ago 05, 2011 6:06 pm

    Razz
    Cristiane Colodel
    Cristiane Colodel
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 30/07/2011
    Idade : 34
    Localização : Ponta Grossa / PR

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por Cristiane Colodel Sex Ago 05, 2011 11:05 pm

    Kelvin, vergonha é ficar sempre quieto e ser "maria-vai-com-as-outras", concordar com tudo e achar que tudo está sempre bom. Dar opiniões, dialogar, discutir é o que faz as coisas progredirem! Cada um sempre vai pensar diferente dos outros, porque (ainda bem!) cada um tem uma história, uma bagagem diferente e, portanto, uma opinião diferente. Mas isso não impede que as pessoas cheguem a um acordo para sempre (ou quase sempre) melhorarem as coisas! Wink
    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Sáb Ago 06, 2011 12:26 am

    Concordo!
    Velloso
    Velloso
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 318
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Belém

    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por Velloso Sáb Ago 06, 2011 12:11 pm

    Sábias palavras, dona Cristiane!

    Conteúdo patrocinado


    BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO Empty Re: BATE PAPO SOBRE EDUCAÇÃO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 5:01 pm